Perfuração
Perfuração
Até 1.500 metros de profundidade
Perfuramos até 1.500 metros de profundidade
Os poços tubulares são nosso meio de acesso aos aquíferos. A água, captada destas reservas subterrâneas, através de poços, é retirada, com o auxílio de bombas submersas, e, em sua maioria, é mais pura e com maior porcentagem de sais minerais. Essa característica, no entanto, só é possível por causa da profundidade que esses poços são perfurados.
Para que a perfuração obtenha o êxito e forneça água cristalina e de qualidade, a execução do poço exige equipamentos e ferramentas adequadas e profissionais habilitados e experientes.
A Água Viva está a 25 anos no mercado de perfuração de poços, executando projetos para diferentes tipos de uso, seja o uso residencial, comercial, industrial e do agronegócio. Para cada demanda, oferecemos um projeto que atenda a necessidade, entregando resultados que supram a necessidade de cada usuário.
Os métodos de perfuração que utilizamos:
- Rotopneumático: este método utiliza dois mecanismos para fazer a perfuração. Enquanto um martelo pneumático impacta e fragmenta a rocha, uma broca gira e tritura essa rocha fragmentada para criar o furo, utilizando compressores de ar para realizar a limpeza conforme o andamento da perfuração.
- Rotativo: esse método é mais comum em rochas sedimentares. Utiliza um mecanismo rotativo que corta e tritura as rochas, levando-as para a superfície através de um fluido especial.
O que define o tipo de equipamento e método de perfuração a ser utilizado é o estudo das características hidrogeológicas da região. Ao perfurar o solo, dois tipos principais de rochas podem ser encontrados:
- Rochas cristalinas, também chamadas de magmáticas, como granito, basalto e diorito;
- Rochas sedimentares, formadas pelo acúmulo de sedimentos, como arenito, argila e calcário;
Veja abaixo o perfil de um poço artesiano executado nas diferentes litologias.